Conecte-se

FacebookTwitterInstagram

1) Não ande sozinho. Sempre que for possível, não se exponha gratuitamente à ação dos delinqüentes, passeando desacompanhado por locais ermos e ou em horas avançadas. Em uma festa ou reunião espere pela companhia de um amigo para sairem juntos. Uma forma de prudência é antecipar-se ao perigo, prevenindo-se;

2) Quando estiver só, escolha seu trajeto, evitando passar por locais desertos e ou pouco iluminados. Mantenha-se alerta ao cruzar com suspeitos e não pare para atender pedidos que lhe despertem desconfiança. Caminhe junto à guia da calçada e atravesse a rua a qualquer sinal de perigo. Ao pressentir a aproximação de estranhos em atitude suspeita entre no primeiro local habitado que encontrar e peça ajuda;

3) Não carregue consigo grandes importâncias em dinheiro ou outros valores. Se o fizer por necessidade imperiosa, procure guardar o numerário de modo seguro e discreto, evitando grandes aglomerações, onde agem os punguistas e descuidistas, assim como em lugares sem movimento onde poderão roubá-lo. As mulheres devem carregar suas bolsas firmemente seguras entre o braço e o corpo, mantendo a mão sobre seu fecho. Siga diretamente para seu destino quando portar valores, não parando em bares ou casas de diversão;

4) Ao parar em pontos de ônibus procure os que se situam em locais de grande movimento, preferencialmente aqueles localizados à porta dos estabelecimentos comerciais;

5) Quando estiver em um coletivo e este for invadido por ladrões, mantenha-se calmo. Não encare diretamente os assaltantes e nem tente dialogar com eles. Se houver oportunidade de se desfazer de alguns de seus valores, faça-o de maneira a mais dissimulada possível, guardando consigo uma pequena soma de dinheiro. Não reaja, sua vida não tem preço;

6) Não use locais isolados para colóquios amorosos. Os namorados em lugares solitários são presa fácil dos ladrões;

7) Desconfie sempre de estranhos de conversa envolvente que tentem aproximação. Não aceite convites de desconhecidos casuais que venha a encontrar na rua, em bares ou casas de diversão noturnas;

8) Igualmente não se deixe levar pela conversa de estranhos que venham a abordá-lo para propor "negócio da China". São vigaristas, chame o policial mais próximo;

9) Não ande armado. Quam carrega arma de fogo, muitas vezes sem saber usá-la eficazmente, pode ser induzido à prática de atos temerários ante a ação de criminosos;

10) Procure controlar-se nas piores situações. Os assaltantes valem-se do fator surpresa para atacar suas vítimas. Não grite e nem discuta com eles - seu nervosismo poderá aumentar a tensão sob a qual agem e provocar uma atitude mais agressiva em seu desfavor.

11) Quando estiver  em seu automóvel , evite estacionar em lugares desertos e pouco iluminado.

12) Ao estacionar ou parar em cruzamentos, principalmente a noite, observe pessoas suspeitas nas proximidades. Evite deixar objetos de valor no interior de seu carro.

13 )  Na sua residência mantenha todas as portas trancadas e só atenda à porta após identificação prévia.

14) Não aceitar a entrada de técnicos não solicitados na sua residência.

15)  Ao sair ou retornar da residência, observe as proximidades e se constatar a presença de estranhos, não entre.

16)  Ao viajar, avise parentes ou vizinhos de confiança, para que esporadicamente verifiquem a residência e façam a coleta de correspondências.

17)  Oriente familiares e empregados para que não comentem com estranhos sobre os bens que a família possui tanto como seus hábitos.

18) Nunca guarde grandes quantidades de dinheiro em casa.

19) Tome cuidado com empregados eventuais, que podem praticar delitos em sua residência ou obter informações e repassá-las para delinquentes.

20) Se mora só, procure manter contato regular com vizinhos em quem tenha confiança, estabelecendo com eles uma rede de ajuda de proteção recíproca.

21) Se mora só com outra pessoa idosa, estabeleça com ela uma parceria para a segurança de ambas, pois a reciprocidade de cuidados com a segurança reforça a proteção de todos(as).

 22) Tenha se possível uma extensão do telefone no seu quarto ou tenha ali um celular para os casos de precisar chamar a polícia pelo fone 190, em caso de sua residência ser invadida.

23) Tenha sempre em local certo telefones de emergência, de parentes ou pessoas a quem possa pedir ajuda, para dispor deles quando precisar. Mantenha atenção constante ao entrar e sair de sua residência. Muitos delinquentes abordam suas vítimas nesta hora porque estão distraídas.

 24) Se mora em condomínios, procure ajudar no controle de acesso ao condomínio, evitando trazer pessoas estranhas para dentro dele.

25) Se mora só, deixe à disposição do síndico telefones de contato de pessoas a quem se deva comunicar problemas ou pedir ajuda, para casos em que o Sr(a) não possa fazê-lo em momentos de necessidade.

26) Não dê informações por telefone para pessoas desconhecidas.

27) No dia do seu pagamento, evite a conversa com pessoas estranhas dentro ou fora do banco. Observe se alguém está seguindo-o. Se precisar transportar muito dinheiro, não ande sozinho, peça a companhia de parentes, amigos ou seguranças.

28)  Em caixas eletrônicos, não revele sua senha para terceiros. Em caso de dificuldade, comunique-se com funcionários do banco. Observe atentamente as pessoas em atitudes suspeitas próximas ao local. Evite horários e locais de maior risco. Evite realizar saque de grandes quantias.

29) Em sequestro relâmpagos, não reaja em nenhuma circunstância.Procure obedecer todas as exigências do bandido.Tente observar as características físicas, cicatrizes e marcas.Peça auxílio à Polícia assim que for libertado.

30) Ensine as crianças a pedir auxilio à polícia (pessoalmente ou por telefone) ou às pessoas conhecidas, quando perceber estranhos em atitudes suspeitas ou que estejam molestando.

31) Oriente seus filhos para não desviarem do trajeto casa-escola-casa, sem prévio acordo.

32) Oriente seus filhos para que se afastem de situações perigosas, tais como: armas, acidentes, aglomerações, discussões, etc.

33) Quando for fazer compras, evite ir sozinha, pois assim você se  torna uma pressa fácil. Prefira pagar com cheque ou cartão, para que não precise levar grandes quantias em dinheiro;

34) Nunca mostre dinheiro em público, principalmente em bares, restaurantes, lojas, cinemas, carrinhos de pipoca, etc.;

35) Não carregue o seu celular à mostra em ruas de grande movimento e transporte público. Procure levar no bolso e com o modo vibrador acionado.

36) Em bares, restaurantes, cafeterias e casas noturnas, jamais deixe celulares sobre a mesa ou balcão.

37)Cuidado extremo ao atender chamadas em vias públicas. Se for ligação urgente, entre em algum estabelecimento comercial, você poderá falar com tranquilidade e o nível de segurança será bem maior.

38)Em coletivos, não use celular se estiver sentado próximo à janela e com vidro aberto, pois uma mão sorrateira poderá invadir o interior do ônibus e com rapidez e destreza subtrair o aparelho.

39)Procure usar fone de ouvido acoplado ao celular, e use com discrição, principalmente em lugares de grande movimento. Cuidado para que o celular não se torne um “vício” em sua vida. Assim como existem usuários que falam ao celular até embaixo do chuveiro, encontramos pessoas desatentas que compulsivamente se veem obrigadas a atender chamadas em qualquer local, mesmo sabendo da possibilidade de roubo.

40)Não carregue celular em balada. Antes de ir, procure saber se o local conta com chapelaria. Se não tiver, deixe o aparelho em casa.

41)Geralmente, temos em casa celular antigo e baratinho que não usamos mais. Quando for a lugares com maior risco de assaltos, utilize esse aparelho reserva, assim, no caso de ser vítima de bandidos, pelo menos o prejuízo será bem menor.

42)Jamais deixe o celular à mostra no interior de veículo.

43)Se seu celular possui tecnologia 3G, instale programa rastreador, pois em caso de subtração aumenta, sobremaneira, a possibilidade de localizar o criminoso.

44)Assim como instalamos antivírus no PC, devemos fazer o mesmo com o telefone móvel ligado à internet.

45)Faça back up semanal do conteúdo de seu equipamento, pois em caso de perda ou subtração, a frustração será bem menor.

46)Cuidado com o armazenamento de fotos e vídeos sensuais; se caírem em mãos erradas, você perderá noites de sono.

47)Descubra o número secreto de seu aparelho, conhecido por IMEI, digitando *#06#. Em caso de perda ou roubo, ao informar à operadora o referido número, automaticamente o aparelho será bloqueado, independente de qual Sim Card esteja inserido.

48) Evite que os idosos andem desacompanhados por locais desertos ou por ruas de comércio muito movimentado, alertando-os para que tomem cuidado com os "contos do vigário", praticados por marginais bem falantes; cuidado especialmente com pessoas que venham Ihe oferecer terrenos em locais distantes, planos de aposentadoria, jóias achadas na rua, curas milagrosas, correntes e alianças de ouro, etc.

49) Caso você tenha algum estabelecimento, para evitar assaltos e roubos é preciso avaliar criteriosamente as vulnerabilidades do seu estabelecimento para poder se prevenir. Para isso, é importante prestar atenção em cada detalhe que possa facilitar a ação criminosa, como, por exemplo, áreas sem monitoramento, prateleiras escondidas, itens leves, pequenos ou fáceis de esconder, áreas pouco iluminadas, e até a falta de estratégia no posicionamento de peças de valor. É importante manter os itens da loja expostos em áreas de fácil visualização, para que se perceba rapidamente caso algo seja retirado do lugar.

50) Para evitar prejuízos no comércio não guarde muito dinheiro no estabelecimento. Mantenha o caixa com valores mais baixos e guarde o restante no banco ou em cofres fora do estabelecimento comercial. Desta forma, além de proteger o seu patrimônio, você minimizará os prejuízos do seu estabelecimento no caso de uma ação criminosa.

51) Os seus funcionários pode ser um grande aliado na hora de prevenir assaltos no comércio. Combine uma maneira discreta de comunicar quando alguém perceber algum movimento estranho, para que todos fiquem mais atentos é importante que o “código de segurança” da equipe não seja óbvio para não alertar o ladrão.

52) Muitos dos roubos que acontecem no comércio demoram dias para serem descobertos. Para evitar essa situação, mantenha o controle do estoque sempre em dia e tente fazer a conferência dos itens no fim do dia. Assim, você vai perceber imediatamente quando algo estiver faltando.

53) O comércio é vulnerável a roubos e assaltos  tanto durante o funcionamento como depois. Por isso, é imprescindível reforçar a segurança nas portas e janelas, usar cadeados e travas de segurança no estoque e investir em grades, correntes e cadeados para dificultar a ação de bandidos durante a noite, aos fins de semana e nos outros momentos em que a loja estiver vazia.