Quinta-Feira, 23 de Outubro de 2014


Acesso ao PAE
E-mail

@pc.sc.gov.br
Senha:

 

LogoONG

       
senasp

.





Polícia Civil de Abelardo Luz apresenta balanço das operações e ações no último ano PDF
Sex, 06 de Setembro de 2013 15:52

Brasao_PC_SC_-_novo_pquenoAbelardo Luz – O município de Abelardo Luz não teve nenhum homicídio consumado no último ano, conforme balanço divulgado das operações e ações realizadas durante 15 de agosto de 2012 até hoje, 6. A comarca de Abelardo Luz, que abrange as cidades de Ouro Verde e Ipuaçu, era considerada uma região violenta (em 2012 ela foi apontada 37.º município mais violento de Santa Catarina, registrando 4 homicídios consumados e 6 tentados), principalmente em decorrência dos históricos conflitos agrários e indígenas.

 


 

Outros aspectos que avançaram foi o índice de recuperação de veículos furtados, que teve um aumento de 53%, passando de 28 para 43 casos, a diminuição de 36% no número de estupro – uma redução de 36,6%. Também caiu o número de mortes em decorrência de acidentes de trânsito, passando de 9 para 4.

 

Por outro lado, houve um aumento no número de tentativas de homicídio, subindo de 6 em 2012 para 9 em 2013; e um aumento do número de furtos (27% - de 275 para 349). Os casos de furto de veículos e roubos diversos se manteve estável, 30 e 17 casos respectivamente.

 

Comparativo entre os períodos 15/08/2011 a 14/08/2012 e 15/08/2012 a 14/08/2013

Prisões:

Em pouco mais de um ano, as Polícias da Comarca (Civil, Militar e Rodoviária) prenderam mais de 140 pessoas, ou seja, em média a cada 2 dias e meio uma pessoa é presa pelas polícias locais. O número de presos é significativo e representa quase 14% dos atuais presos recolhidos no Presídio Regional de Xanxerê, sendo que dos 270 detentos, 38 são da comarca de Abelardo Luz.

 

Operações Policiais:       

Das várias operações e prisões realizadas pela Polícia Civil, desde receptadores, autores de furto até traficantes e homicidas, destacam-se as seguintes ações:

 

- Operação Quinto Mandamento: Conclusão de todos os inquéritos policiais envolvendo investigações de crimes de homicídio ou tentativa de homicídio ocorrido no município nos últimos anos que estavam em investigação (sete procedimentos), tendo como resultado o indiciamento de 11 pessoas por homicídio ou tentativa de homicídio.

 

- Operação Terra do Nunca: Prisão de estelionatário que vendia terrenos inexistentes em loteamento deste município;

 

- Operação Bomba Limpa: Fiscalização de todos os postos de combustíveis da comarca, verificando a qualidade do combustível, bem como sonegação fiscal e alvarás de funcionamento;

 

- Operação Força Total, fiscalização de bares e estabelecimentos comerciais da cidade, juntamente com a Polícia Militar, Bombeiros, Vigilância Sanitária, Conselho Tutelar, Oficial da Infância.

 

- Prisão, em conjunto com a Polícia Civil gaúcha, de casal do Rio Grande do Sul que estava escondido no interior do município e possuía mandado de prisão por tráfico de drogas, tráfico de pessoas e exploração sexual;

 

- Prisão de Adão Belino, foragido mais procurado na comarca, acusado dos crimes de estupro e roubo que afirmava pela comunidade que jamais se entregaria para a polícia e sempre andava armado. Foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo;

 

- Prisão de dois acusados de latronício (matar para roubar) que foram condenados a mais de 25 anos de prisão cada um por crime cometido em 2008.

 

O delegado João Luiz Miotto, que assumiu a Delegacia de Polícia de Abelardo Luz em agosto de 2012 destacou que o sucesso dos números apresentados é mérito de todos os funcionários da Polícia Civil, agentes, escrivães, terceirizados e estagiários, enfim, de todos aqueles que de alguma forma colaboram com a Polícia Civil. “Ninguém trabalha e vive sozinho, e na Polícia Civil não é diferente, precisamos de informação e dados e a sociedade também colaborou com isso, fornecendo muitas vezes a peça que faltava no quebra-cabeça da investigação criminal”, finalizou. 

 

 

 

 

 

 

 181Novo

 

 

OuvidoriaGeralSC 

 

 

 Banner_-_Jogos_e_diversoes

 

 

  convocacoes

 

 

  logo_sgp_dgpc_site_pc

 

 

  SIMBA

 

 

 DO

 

 

 

ACESSO RÁPIDO

Usuários Online

 371 visitantes 
Seu IP é: 54.211.212.174

        © 2010 - 2014 Polícia Civil de Santa Catarina 
        Delegacia Geral da Polícia Civil de Santa Catarina 
        Rua Felipe Schmidt, 755 - Centro - Edif. Embaixador - Florianópolis - SC

  * Melhor visualizado na resolução 1024